20.1.14

Cilada [Harlan Coben] - Resenhando #37

Nenhuma palavra, nenhuma letra, um sentimento: <3
Essa resenha NÃO tem spoilers. Sério, pode ler sem medo. Sério.


Autor: Harlan Coben
Páginas: 272
Editora: Arqueiro/Sexante
Gênero: Policial
Ano de lançamento no Brasil: 2010
Sinopse: Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.

O livro não trata apenas do mistério de Haley e de Dan Mercer. Ao longo dos livros, aparece muito mais mistério, muitas outras coisas, deixando a história ainda melhor. Wendy Tynes, a protagonista, vai fundo na investigação. Há também alguns capítulos sobre os McWaid, procurando a verdade sobre sua filha [que por acaso é absolutamente chocante, como tudo nesse livro]. Os McWaid agora vivem tristes, depois do que aconteceu com sua filha, o que eles nem sabem exatamente o que é; ela morreu ou está em cativeiro, ou será que simplesmente fugiu? É outra vítima de Dan Mercer? E Dan, é inocente ou culpado? Wendy tem medo de ter arruinado a vida de um inocente, ao invés de ter desmascarado um pedófilo. A ex-mulher de Dan Mercer o defende até o fim, sempre alegando que ele é inocente. Phill Turnball é um ex-amigo de Mercer que vive lamentando o passado com seus amigos Norm, Owen [Ten-A-Fly] e Doug. Frank Tremont é um investigador no fim de sua carreira e que não é mais o mesmo. Mercer, Phill e seus ex-colegas de faculdade estão todos envolvidos em escândalos. Será que Mercer é mesmo culpado, ou é vítima de uma armação, junto com os 4 outros ex-colegas de faculdade, ou todos os 5 são mesmo culpados? O que é essa tal caçada? Quem é cara cortada? Tudo isso forma o grande e complexo mistério desse livro, que ainda trata da vida pessoal dos personagens. O livro também trata do "por trás da história", dando mais realismo ao livro, mas às vezes o autor exagera um pouco, deixando algumas cenas cansativas, mas nada por que não se possa passar.

A narrativa é boa, leve e rápida, com capítulos curtos. O autor consegue dar uma boa personalidade e profundidade aos seus personagens, mas os diálogos são um tanto estranhos. Todos são diretos, sem detalhes, como se os personagens apenas estivessem falando frases completamente sem emoções; você é quem decide de que modo eles falam. Às vezes é difícil identificar se o personagem foi irônico ou não. Os personagens entram na história, fazem seu trabalho e fim. Depois de descoberto se Haley morreu, fugiu ou está em cativeiro, mesmo o mistério de Haley ainda continuando de maneira diferente, os McWaid desaparecem da história, e nunca mais aparecem. Tudo bem, eles não teriam mais utilidade, mas poderia pelo menos ser mostrada a vida deles depois da descoberta, não?

O final é chocante. Três vezes. Sério, você pensa que o livro acabou, e então algo mais de resolve, e você fica tipo "MEU DEUS COMO ASSIM", e novamente mais uma revelação chocante é feita, e mais uma, e mais uma. O autor exagerou um pouco nisso. Ele inventou algumas coisas um tanto absurdas, mas ainda totalmente dentro do normal e do possível, só para chocar o leitor mais ainda. Ele poderia ter deixado a história como era e fim. E algumas coisas parecem que aconteceram só para dar continuidade para a história, mas nada acontece milagrosamente e por absoluta e pura sorte; tudo está dentro do normal de uma investigação. E uma investigação muito mais próxima ao real do que essas de TV.

Nota final:

Leiam.

Tchau :v
-Guilherme

14 comentários:

  1. Eu amo livro cheio de mistério e ainda por cima livros rápidos de se ler, que não enrolam um zilhão de anos pras coisas se resolverem. Já tinham me falado muito bem desse livro, aliás todos que leem falam muito bem dele. E eu ainda pretendo lê-lo. ótima resenha (:

    ps: Te indiquei pra uma tag, dá uma conferida depois
    http://quenerdissealice.blogspot.com.br/2014/01/selotag-11-things-about-me-liebster.html

    ResponderExcluir
  2. Os livros de Harlan são impressionantes, mas esse me parece o melhor deles! :D

    ResponderExcluir
  3. Oie!!!

    Meu colega me falou que narrativa do Harlan é super parada, e ruim, ele deu 2 estrelas para Quebra de Confiança. E agora venho aqui e vejo a sua empolgação com o livro, parece que você adorou. Sempre tive curiosidade de ler Harlan Coben, na próxima vez que eu for no sebo, vou comprar vários livros dele e no Sidney Sheldon. Porque é só lendo para saber se o livro é autor é bom ou não. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Se eu tivesse escrito a resenha com os mesmos argumentos que você nunca teria dado uma nota tão boa... rs... Acho que esses diálogos estranhos e frios iam me incomodar bastante, personagens desaparecendo pra sempre do nada também, e se o autor inventou umas coisas um tanto absurdas pra permitir essas surpresas consecutivas no final, também não ia me agradar.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá, fiquei com vontade de ler, pois a capa é linda e a sinopse chama muito a atenção, mas ainda tenho duvidas sobre este autor, já tentei ler um livro dele e não gostei, então acho que não vou nem tentar ler outro livro, pois acho que não vou gostar :(

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Não consigo encarar Harlan Coben e James Patterson, quando ambos escrevem romance policial. Parabéns pela resenha, afinal esse é o mês de aniversário dele!

    ResponderExcluir
  7. Pamela lol, eu nem sabia u-u
    Gustavo eu n sei como alguem pode n gostar do Harlan, mas tá hueauheahe
    Ju mas a genialidade do autor, a narrativa boa, as coisas realmente acontecerem, vc ser preso ao livro, as revelaçoes apesar de improvaveis, possiveis, e chocantes, e outras coisas compensam e-e

    ResponderExcluir
  8. Jéssica se nao me engano o Victor do Corvinal já fez um post dessa tag, entao n vou fazer oturo e-e
    E leiam sim, provavelmnte [tudo é questao de gosto u-u] vao gostar.

    ResponderExcluir
  9. Nussaaaaaa fiquei assim O.O com essa resenha. Esse é um dos livros que quero muito adquirir... está dentro da minha listinha de prioridades rsrsrs. Pelo o que você relatou na resenha o livro deve nos deixar angustiados com os acontecimentos e revelações finais e eu gosto disso... porque adoro finais que me surpreendem e esse pelo jeito vai mexer comigo rsrsrs. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu nunca li esse autor, mas tenho muita curiosidade! E fiquei mais que curiosa agora!
    Adorei a parte final da sua resenha: ''O final é chocante. Três vezes. Sério, você pensa que o livro acabou, e então algo mais de resolve, e você fica tipo "MEU DEUS COMO ASSIM", e novamente mais uma revelação chocante é feita, e mais uma, e mais uma. O autor exagerou um pouco nisso. Ele inventou algumas coisas um tanto absurdas, mas ainda totalmente dentro do normal e do possível, só para chocar o leitor mais ainda. Ele poderia ter deixado a história como era e fim. E algumas coisas parecem que aconteceram só para dar continuidade para a história, mas nada acontece milagrosamente e por absoluta e pura sorte; tudo está dentro do normal de uma investigação. E uma investigação muito mais próxima ao real do que essas de TV.''
    Acho que leria para descobrir esse final! s2 E essas revelações!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Sempre vejo resenhas com elogios desse porte pro livro do Harlan Coben e nunca li nenhum livro dele, mas tenho Refúgio aqui em casa. por algum motivo estou enrolando pra ler e acho que sinceramente é a capa porque é muito feia hahaha mas eu adoro livros desse gênero e se Refúgio for metade do que você falou de Cilada então eu vou amar!
    Beijos!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Guilherme, ri do seu Tchau no final UISDHAUISDHUIASHDU
    Bom, vamos falar sobre a resenha, eu ainda não li nada do Harlan mas preciso ler porque a cada dia fico mais curiosa.
    Bom, pelo jeito você gostou do livro apesar dos detalhes sobre as conversas dos personagens, mas enfim, você disse que o final é chocante e eu adoro coisas chocantes então preciso ler mesmo *-*

    Valeu a resenha!

    Beijos
    http://lendocomaolly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Leiam, sim \o/ e Olly ehuaheuuhehueahu nem era a intençao faz rir, mas ok u-u
    Desculpem demorar pra responder, eu estava em viajem qnd postei essa resenha [eu tinha escrito ela 5 dias antes e programado pra dia 20] e depois nao imaginei que tanta gente ia comentar u-u

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha.
    Fiquei com muita vontade de ler.
    Esse livro com certeza vai entrar na minha lista.
    Beijos
    FB
    Tentandoserfofa.blogspot.com

    ResponderExcluir