21.1.14

Feios - Resenhando

    E aí galera! Sua colunista solar está de volta com mais uma distopia pra vocês e essa vem direto de Nova Perfeição: a cidade dos sonhos no livro Feios de Scott Westerfield.
   Em primeiro lugar preciso implorar o perdão de vocês queridos leitores. Há um tempo atrás eu prometi que superaria meu preconceito em relação à livros de sucesso (modinhas, blérgh!) e eu devo confessar que não me esforcei muito, gente!
   Eu gosto de ser do contra, da oposição, então se todo mundo está lendo alguma coisa isso já é um ótimo motivo para eu não ler!! O problema é que a maioria dos livros que viram modinha tem algo de bom, vide Harry Potter, com o qual eu tinha um preconceito homérico e hoje é minha série favorita forever.
   Feios é aquele livro que entra em todas as listas de distopias que você encontra nos blogs que falam de livros e justamente por isso eu não o li antes! Agora vocês podem estar se perguntando por que eu resolvi ler agora, se eu tive uma revelação pré-apocalípica sobre a necessidade de ler o livro, ou algo do gênero. Na realidade o motivo é bem mais simples e bem menos nobre: eu já não encontrava mais distopias (que não fossem muito modinha) para ler!
   Obs.:Preciso esclarecer que meu problema com os livros que viram moda não é o fato que todo o mundo esteja lendo nem com o público que o faz mas com o fato de que falam tanto de um livro que eu fico com a impressão de que já conheço a história toda e que ler não mudaria nada. Errado. Ler muda tudo. 
  
Sinopse:
Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.




   O livro é bom, a teoria é interessante e a Tally não faz o tipo 'protagonista perfeita' que a gente odeia, pelo contrário é provavel que você se identifique com as escolhas dela, ela é humana no bom sentido: possível, mas não comum, especial mas não sobre-humana. 
   Apesar de simples a história leva a uma reflexão interessante sobre o mundo em que vivemos, onde as pessoas colocam a própria felicidade em função da beleza, do dinheiro, do futuro. A Tally esperava ser feliz e se divertir quando se tornasse "perfeita", o que na verdade era apenas uma forma de manipulação que o sistema usava para manter as pessoas sob controle. Alguém aí vê alguma semelhança com a realidade?
   Enfim galera, se vocês ainda tem alguma dúvida sobre Feios, arrisquem! Apostem! Vocês não tem nada a perder! E se quiserem uma dica, deixem de lado a mania tipicamente humana de julgar (pré-julgar) tudo o que veem. Algumas coisas valem muito a pena, vocês só precisam se esforçar para encontrá-las!
Beijos da Sunny,
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Nossa legal esse livro ainda não conhecia. Pela resenha parece que vc gostou neh?!
    Eu sou obcecado por Distopias, já entrou na minha listinha rsrs. Espero poder ler em breve!!! Gostei da resenha...

    Abraços e Beijos. Leandro Borges
    www.obaudosmelhores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu to querendo ler há um tempão, mas sempre fico na duvida se vai valer a pena exatamente porque vejo tantas pessoas comentando, hahaha. Mas assim que der eu vou comprar o livro! xD

    FB
    http://relativismoescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir