30.1.14

Não faz sentido!, Por trás da câmera - Resenhando #41

Já ouviu falar em "Felipe Neto"? Tenho certeza que sim, até o maior desinformado de todos os tempos já ouviu falar nele. Um dos maiores vlogueiros do Brasil, o primeiro canal que eu assisti no youtube foi o "Não faz sentido", conheci através do meu irmão que estava vendo o tão famoso vídeo sobre "Crepúsculo", assim comecei a acompanhar o canal. Gostei ainda mais quando soube que ele é fã de Harry Potter. Vamos ao livro?



Sinopse:

 Em "Não Faz Sentido – Por Trás da Câmera" Felipe Neto mostra sua outra face, sem óculos escuros, muito diferente da que se vê em seus vídeos mais famosos. Acompanhamos, com muita sinceridade e um humor peculiar, é claro, a história por trás dos panos do canal, que começou nos fundos da casa de sua avó, e se tornou um gigantesco empreendimento da mídia digital, com uma média de 3,7 milhões de visualizações a cada novo vídeo postado (o maior registro na história dos vídeos de entretenimento do Youtube brasileiro e uma das maiores médias do Youtube mundial).
Até a primeira metade, a história narra as dificuldades pessoais, artísticas, financeiras, uma depressão causada pela velocidade em que tudo aconteceu. Contudo, a partir da metade, o livro vai amadurecendo e a história começa a se transformar numa história de empreendedorismo e como Felipe transformou suas conquistas nos empreendimentos que tem hoje.
Felipe Neto se expôs no livro. Nele, ele fala sobre depressão, esporros que tomou, vergonhas, momentos em que foi sacaneado publicamente e também fala sobre festas, deslumbramento, idiotices de um garoto que ficou famosinho e por um tempo achou que o objetivo da vida era comer todo mundo. Decidiu contar tudo isso porque hoje em dia, só na Paramaker existem mais de 2 mil produtores de conteúdo para o Youtube e a cada dia centenas de novos surgem. Diz que sentiu que seu caso pessoal foi muito diferente do que normalmente se vê na mídia (por ter sido pelo Youtube e pela velocidade que foi) e achou que poderia ajudar algumas pessoas com isso, contando para eles o que devem esperar caso consigam o que ele conseguiu. Não foi fácil. - diz.
O livro também traz detalhes sobre os novos trabalhos e conquistas que se tornaram possíveis por conta do sucesso do canal. Hoje, Felipe dirige a "Parafernalha", produtora de humor, que cria vídeos exclusivamente para o YouTube. Segunda mais popular do site, "Parafernalha" segue os passos do "Não Faz Sentido", tem mais de 3,2 milhões de assinantes. Os vídeos de seus dois canais somam juntos aproximadamente mais de 370 milhões de visualizações.

Hesitei muito para lê-lo, pois não sou muito fã de auto-biografias, mas depois de tantas críticas boas eu tinha que saber se era tão bom quanto disseram. E correspondeu as minhas expectativas, talvez até mais um pouco, ele começa o livro afirmando que não é uma auto-biografia, mas de certa forma é, mostra toda sua luta para conseguir espaço no youtube de uma forma muito descontraída, Felipe não imaginava que poderia influenciar milhões de jovens, esta foi minha parte preferida do livro, quando ele se dá conta de sua fama e todo o deslumbre - como é de se esperar, acho que é normal no princípio -, nessa época faz coisas ridículas e arrogantes, mas a fixa cai, ele percebe e amadurece. Todas as mídias contra ele no caso "Fiuk", fazendo com o que o cantor saia como o mocinho da história, qualquer um que não acompanhasse o canal seria influenciado pela opinião das mídias, mas para sua sorte ele tinha fãs fieis, consegue assessoria profissional. Enfim, é um ótimo livro, não vou falar mais para não dizer toda a história do livro, qualquer um que leia irá aprender muito e se inspirar, a maior lição é que você não pode ficar parado esperando que as oportunidades caiam do céu, é preciso levantar-se e lutar, sem deixar que nada te abale.
Passou agora pela minha cabeça a quase impossível possibilidade de Felipe ler esta resenha *--*.  Então acabamos por aqui. 

LEIA! SÉRIO! NÃO IRÁ SE ARREPENDER!   

2 comentários:

  1. Olá! Venho retribuir seu comentário em meu blog e gostei bastante desta resenha! :D Sabe, não sou propriamente uma espectadora do Felipe Neto, mas achei interessante a sua opinião sobre o livro. Parece ser o tipo de leitura da qual tiramos algo de útil para nós mesmos. :)
    Beijos!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha*-------* Depois que eu descobri esse livro no próprio canal do "Não faz sentido", fiquei com muita vontade de ler, não gosto muito também de auto biografia. Mas de qualquer forma sou fã desse cara e quero conhece-lo um pouco mais!

    Andressa Gomez - FB
    http://hardbanger.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir