5.1.14

Saga Gone - Resenhando #35

Introdução

Esses livros podem não ser tão conhecidos, mas dê-lhes uma chance. Um dia você não terá livros famosos para ler, e vai ter que recorrer aos mais desconhecidos. Por que não começar agora? :3

Trechos com spoiler estão destacados em vermelho. Você é neto de sua avó.







A saga e os livros

A saga tem no total 6 livros, sendo 4 deles publicados no Brasil. A cada ano é publicado um livro, logo, ano que vem a saga estará completa aqui no Brasil. Os títulos são, em Inglês: Gone, Hunger, Lies, Plague, Fear, Light. Os títulos brasileiros são: Gone - o mundo termina aqui, Fome, Mentiras e Praga. Os dois últimos são traduzidos livremente como Medo e Luz.

Gone

Autor: Michael Grant Nacionalidade: Americano/estadunidense 
Páginas: 518
Editora: Galera Record
Gênero: Ficção fantástica - Fantasia, ficção científica, terror
Ano de lançamento no Brasil: 2010
Sinopse: Em um piscar de olhos, todos com mais de 14 anos desaparecem. Restam adolescentes. Pré-adolescentes. Crianças. Nenhum adulto. Nenhum professor, policial, médico ou responsável. Linhas de telefone, redes de televisão e a internet param de funcionar. Não há como pedir ajuda. A fome é intimidante e a violência começa. Os animais parecem estar se transformando, e uma criatura sinistra está à espreita. Os próprios adolescentes estão ficando diferentes, desenvolvendo novos talentos: poderes inimagináveis, perigosos e mortais, que crescem dia após dia. É um mundo novo e assustador. É preciso escolher um lado — e a guerra é inevitável.

Fome

Autor: Michael Grant Nacionalidade: Americano/estadunidense 
Páginas: 532
Editora: Galera Record
Gênero: Ficção fantástica - Fantasia, ficção científica, terror
Ano de lançamento no Brasil: 2011

Mentiras

Autor: Michael Grant Nacionalidade: Americano/estadunidense 
Páginas: 378
Editora: Galera Record
Gênero: Ficção fantástica - Fantasia, ficção científica, terror
Ano de lançamento no Brasil: 2012

Praga

Autor: Michael Grant Nacionalidade: Americano/estadunidense 
Páginas: 390
Editora: Galera Record
Gênero: Ficção fantástica - Fantasia, ficção científica, terror
Ano de lançamento no Brasil: 2013




Todos os livros têm orelhas e capa sem relevo, mole. Refletem muita luz. O acabamento é simples, mas é o suficiente. As folhas são amarelas e grossas.

A história é excelente, cativante. Há muitas cenas de ação e muitos elementos incríveis, inovadores. Essa saga é genial. Tem vezes em que você simplesmente fica boquiaberto com a maravilhosidade do momento. Há momentos de muita ação e diversão, momentos até assustadores, mas nem tanto. Depois de ler, você fica pensando no livro, principalmente no segundo. Mesmo nas cenas mais paradas você não consegue largar o livro. Os personagens são muito profundos e cheios de personalidade, e sempre estão tento ótimos diálogos. Há várias revelações. Eu repito: os elementos desse livro são G-E-N-I-A-I-S. Você se diverte muito e se impressiona com muitas coisas do livro. O governo já saber o que ia acontecer, o gaiáfago ser um alienígena, e, junto com Pete, o causador do LGAR, os poderes das pessoas, a radiação: tudo isso e muito mais tornam a história MARAVILHOSA. 

"É o LGAR, cara. É só o LGAR" - Fome, p. 20.

O livro ainda trata de assuntos de religião: ateísmo e teísmo, questionamentos sobre Deus, personagens cristãos, ateus. O livro trata ainda do poder, dos conceitos, levanta várias questões sobre tudo. Seu único ponto fraco é o exagero: algumas coisas são exageradas, principalmente a violência, e algumas coisas às vezes são um pouco absurdas. Isso é um ponto fraco, mas também forte; o livro fica ainda mais divertido.

Os capítulos são um pouco diferentes do "convencional". Há o número do capítulo e embaixo uma contagem de horas para o acontecimento principal do livro, o clímax. O livro é narrado em terceira pessoa, com várias "cenas" por capítulo. Exemplo: o capítulo começa narrando do ponto de vista de um personagem, e algumas páginas depois passa para outro personagem, possibilitando-nos saber de tudo que está acontecendo. Isso é um ponto forte dos livros. A narrativa é simples, boa de ler, mas um pouco complicada, por causa do tema forte do livro, e às vezes é um pouco confusa; de vez em quando você não sabe exatamente o que o personagem quer dizer. Há alguns erros de Português, mas quase nenhum. Mas, no geral, o livro tem uma boa narrativa.

O primeiro livro trata de como todos reagem à nova realidade, é como uma introdução. O segundo trata da fome. O terceiro das mentiras que têm de ser contadas e da promessa do fim de tudo, da vida normal novamente. O quarto da sede, da gripe e de insetos mortais. Mas todos os livros tratam de muito mais que apenas isso. LEIAM.

Nota final:


Leiam.


Tchau :v
-Guilherme

7 comentários:

  1. Tenho uma curiosidade imensa em relação a essa série, blogs nacionais e gringos falam muito bem sobre os livros. Estou vendo que já esta mais do que na hora de dar uma chance, afinal já são quatro livros publicados aqui no Brasil...

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sou bem curioso para ler essa série, ela não é muito conhecida por aqui mas já vi muitas críticas positivas.
    Pretendo ler esse ano.
    Abraço,
    umviciadoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa série, mas me interessei, vou colocar nas minhas metas de leitura pra esse ano!

    Gostei do seu blog :D

    Beijos,
    Carol
    http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler essa série, só me falta o dinheiro kkk
    Gostei daqui *-* http://teoremasdeana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Obrigado aheuaheueh \o/ leiam sim, é mto bom u-u
    E Carol, obrigado :3 mas o blog n é meu, eu sou só um redator daqui e-e
    Gostei do seu blog tbm, achei legal a classificação com as coroas eahueuah

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha prestado muita atenção a série, achei que era mais uma distopia.
    Mas não, é muito mais que isso, é muito mais interessante do que eu imaginava.
    Gostei da ideia de cada livro tratar de um certo assunto, e não se prender só nisso.
    O que eu achei interessante foi que os dois primeiros livros tem 500 e poucas páginas e outros dois tem 300 e poucas páginas! kkkkk
    Gostei também de um capítulo ser contado por várias pessoas.
    Ficou muito bom esse post.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Obrigado :)
    Isso é porque os primeiros têm umas 300 horas, e o terceiro e quarto menos de 100. Mas eles são igualmente bons :v

    ResponderExcluir