28.10.13

A menina que roubava livros - Resenhando #11


Informações
Título: A menina que roubava livros
Título original: The book Thief
Autor: Markus Zusak
Tradução: Vera Ribeiro
Ano: 2006
Nota: ***** (5/5)
Status: Lido em Janeiro
Eu peguei o livro na: Minha prateleira
Onde comprar?

Na contra capa...

Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler.


Sobre o autor...

Markus Frank Zusak  (Sydney, 23 de junho de 1975) é um escritor australiano. O mais novo de quatro filhos de um austríaco com uma alemã, Markus cresceu ouvindo histórias a respeito da Alemanha Nazista, sobre o bombardeio de Munique e sobre judeus marchando pela pequena cidade alemã de sua mãe. Ele sempre soube que era uma história que ele queria contar.
Aos 30 anos, Zusak já se firmou como um dos mais inovadores e poéticos romancistas dos dias de hoje. Markus Zusak vive em Sydney com sua esposa e com sua filha. Gosta de surfar e assistir filmes em seu tempo livre.

Opinião da Lary

Não sei nem o que falar de um livro tão maravilhosamente perfeito como esse. Primeiro vou contar uma historinha. Eu sempre quis ler esse livro. Li ele pela primeira vez em 2008 quando eu estava na oitava serie do ensino fundamental. Peguei emprestado da biblioteca da escola. Apaixonei pela história instantaneamente (confesso que me apaixonei pela dona Morte) e me transportei para a Alemanha Nazista com uma força tão grande que era quase impossível que eu voltasse para a realidade. Em 2012, quando eu estava no segundo ano do colegial, o governo do Estado de São Paulo (não gosto de política nem nada do gênero, só estou dando os devidos créditos) enviou, pelo segundo ano, um kit contendo três livros: um de poema, um de contos e um de literatura. Cada série ganhava um kit diferente. A turma do primeiro ano do colegial ganhou A menina que roubava livros. Eu conhecia várias dessas pessoas e sabia quais não gostavam de ler. Pedi pra todos os que eu conhecia. No fim, eu e minha melhor amiga ganhamos dez livros iguais. Cada uma pegou um e doamos o restante. Desde então, acho que leio e releio esse livro todos os anos. Não tem como não se apaixonar pela descoberta de Liesel sobre a palavra escrita e o amor que ela vai nutrindo por cada uma dessas palavras, tanto as que ela encontra em seus livros roubados, tanto as desenhadas no porão, quanto as escritas por um judeu fugitivo. A narrativa da Morte é algo que encanta ainda mais. Confesso, também, que me deu vontade de sair por ai "encontrando" livros e adota-los. Hiper recomendo esse livro a todos, principalmente para quem está iniciando a vida de leitor, para quem gosta de história e para quem gosta de aventuras.
Trecho que mais gostei: -Uma ultima nota de sua narradora- Os seres humanos me assombram.

Mais alguém já leu esse "novo clássico"? O que achou? Até a próxima. Com carinho, Lary.

Um comentário:

  1. Um dos melhores livros que existem atualmente. Sou (eternamente) apaixonada por ele. Ele também não entrou na minha vida de uma maneira convencional (comprado e ledo). Eu o li pela primeira vez em 2010, emprestado, e o reli em 2013, emprestado de novo. Ainda hoje é um dos livros que mais desejo na minha estante. :3 É um livro genial e exitante.

    ResponderExcluir