25.10.13

As Aventuras de Mark Twain - Cinematizando #06

Trago-lhes hoje, o Filme “As Aventuras de Mark Twain – O Estranho Misterioso”. Compreensível que para muitos seja um filme desconhecido.  Samuel Langhorne Clemens, eis o nome do brilhante escritor dessa obra, porém, mais conhecido como Mark Twain. Trago, particularmente, um grande fascino por esse escritor. Devido as suas filosofias e alguns caracteres que não pretendo aprofundar.


Sinceramente, um dos filmes que mais me encantou dentre tantos.  Essa animação em stop motion foi baseada no livro “As aventuras de Mark Twain – O estranho misterioso”. O filme buscava atingir o público infantil, mas trazia consigo uma cena que pode se considerar “forte”. Na cena, um anjo denominado “Satan” mostrava aos garotos alguns princípios de “criação divina” com bonecos de argila. Devido a essa cena, e a alguns outros pensamentos considerados inapropriados para crianças, o filme foi proibido em alguns países.
O filme apresenta três crianças, Tom Sawyer, Huck Finn e Becky Thatcher, que mostram seus costumes e brincadeiras. Uma viagem de balão estava causando uma agitação na vila onde moram. O cientista Mark Twain, pretendia viajar até o cometa Halley pregando a seguinte ideia:
"Eu cheguei com o Cometa Halley em 1835. Ele vai passar de novo ano que vem, e espero ir embora com ele. Seria a maior decepção da minha vida se eu não fosse com o cometa. O Todo-Poderoso disse, indubitavelmente: 'cá estão esses dois inexplicáveis fenômenos; eles chegaram juntos, e devem partir juntos’”.
E ele parte em busca do cometa. E as crianças, escondidas, acabam indo junto dele. No decorrer da história, são apresentados fatos que podem ser conciliados a Adão e Eva, quando Twain vai contar sua história para as crianças é possível perceber essa conexão.  O balão que o filme é desenvolvido apresenta diversas adaptações para mostrar histórias e apresentar críticas e reflexões para todos os espectadores. O filme todo deve ser assistido com bastante atenção. Creio que trará boas reflexões e um divertimento.
É um filme auto-explicativo. Quem disponibilizar-se a assistir vai entender. Dentre tantas as visões de um "Deus" e uma soberania de ser divino, Twain tenta representar a incapacidade de um ser superior ter noção de Bem ou Mal. E tenta desenvolver a autonomia do ser humano em alguns de seus caracteres evolutivos.
Um filme que apresenta diversos aspectos.  É um excelente filme. Não se pode esperar nada menos de Mark Twain. Espero que tenham a oportunidade de conseguirem achar disponibilizado para download. Pelo fato de ele ser proibido em alguns países dificulta. Mas, procurem. Vale muito a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário