26.10.13

Inferno - Resenhando #9

Inferno- O Bestsseler da Vez

      Os livros de Dan Brown são como muitas coisas na vida da gente, tem quem ame e tem quem odeie só que dessa vez mesmo aqueles que odeiam são obrigados a admitir uma coisa: o cara descobriu a fórmula do sucesso e está fazendo uso dela.

 
Capa inglesa: minha favorita!!

 Sinopse:

Desmemoriado, ferido, a milhares de quilômetros de casa. E de posse de um objeto muito misterioso: um minitubo de metal, com lacre biométrico e o ícone de risco biológico gravado na lateral. Decidido a não abrir o tubo, que pode conter algum material muito perigoso, Robert Langdon entra em contato com o consulado, em busca de ajuda. Mas algo inesperado acontece: o governo de seu próprio país manda alguém matá-lo. Quando já não sabe mais o que fazer, Langdon encontra a primeira pista que o ajudará a descobrir o que está acontecendo: a imagem do Mapa do Inferno, de Botticelli, uma famosa obra de arte inspirada no Inferno, de Dante Alighieri. Na companhia de Sienna Brooks, uma jovem médica superdotada, ele parte numa jornada alucinante pela Itália, até um dos lugares mais fantásticos do mundo. Dessa vez Robert Langdon precisa usar sua grande habilidade como simbologista para salvar a própria vida e conter uma ameaça que pode destruir toda a humanidade.

Capa alemã: Adorei!

      Sucesso e Crítica

   Toda vez que é publicado um livro do Dan Brown aparece uma série de críticos prontos para encher a paciência de tudo mundo falando como o livro é ruim, a escrita é péssima e a construção clichê, mas convenhamos, a literatura do cara tá longe de um Shakespeare, mas também não é uma porcaria completa (já vi coisas piores, garanto!). 
    Na minha humilde opinião o que deixa os críticos tão loucos é a quantidade de grana que o Dan Brown consegue com seus livros e o sucesso que o cara faz. 
    Dizer que hoje em dia as pessoas leem menos que antigamente é mentira já que atualmente o acesso aos livros é muito mais fácil e democrático do que há dez ou vinte anos atrás. O que acontece é  que ninguém começa a se interessar pela leitura com um livro como Macunaíma (mesmo que seja um clássico). Pessoalmente acredito que qualquer livro é melhor do que nenhum livro e Dan Brown já é um salto e tanto para quem começou com Crepúsculo ou Cinquenta Tons de Cinza, que apesar de não serem considerados livros 'literários' tem o mérito de fazer muitas pessoas pelo mundo se interessarem pela leitura.

     O Livro 

     Pra quem ainda não conhece a fórmula já testada de Dan Brown, o negócio é mais ou menos o seguinte: O personagem principal, um homem lógico e extremamente inteligente (Robert Langdon, professor de simbologia de Harvard) é requisitado para resolver algum crime de proporção internacional que envolve muitos símbolos e referências à civilizações antigas e pra isso tem que passar mais da metade da história fugindo de bandidos, procurando pistas e resolvendo enigmas (tá, é quase 90% da história confesso).
    Inferno já é o quarto livro do Dan que tem Robert Langdon como protagonista ( na ordem em que foram publicados: O Código Da Vinci, Anjos e Demônios e O Símbolo Perdido). A história é bacana, com um desenvolvimento legal e sem grandes surpresas até mais ou menos a metade que é  quando o livro assume uma identidade própria e você descobre o que é Inferno.  
    O livro tem uma profundidade diferente dos outros três e lida com reviravoltas mais intensas do que os anteriores. A história em torno da qual se desenvolve o livro não é a minha favorita, prefiro a do Símbolo Perdido, mas o modo como os fatos são apresentados é inovador e imprevísivel, com direito a surpresas muito bem pensadas.

  O Estilo

    O Dan é o tipo de autor que gosta de explicar suas ideias muito bem explicadas ( tanto que as vezes cansa um pouco) mas a intenção é bacana e pra mim esse é um dos grandes trunfos e um dos motivos pelo qual ele faz tanto sucesso: permitir que o leitor consiga acompanhar a leitura sem perder nenhum ponto importante mesmo que se encontre num ambiente movimentado, tipo aeroporto ou rodoviária, shopping, colégio, vendo novela rsrsr...

Vale a pena ler?

     Vale sim. Se você está procurando um livro para se distrair, passar o tempo e de quebra aprender um pouco sobre Dante Alighieri, a Peste Negra, a OMS e otras cositas más, vá de Inferno e você ainda vai poder tirar onde de sabichão (todos os fatos e referências são reais, cuidadosamente pesquisados).
     Ah, e se você estiver entre os pobres de plantão (como a colunista aqui) vai ficar feliz em saber que não precisa ser nenhum hacker para baixar o livro na internet.
Espero que tenham gostado,
 beijinhos da Sunny 
e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário