14.10.13

Coisas Belas e Sujas - Cinematizando #01

Oi gente! Esse é o primeiro "Cinematizando", nessa coluna eu vou falar de filmes, tanto lançamentos quanto os mais antiguinhos.
Antes de falarmos do primeiro filme, eu vou fazer uma apresentação básica de quem é esse ser que vocês vão ver toda semana : Meu nome é Lucas, adoro filmes, e qualquer coisa relacionada a eles, também amo ler, de Paulo Coelho a J.K Rowling, e bem... acho que é basicamente isso.(ficou chato e clichê, but...)
O primeiro filme dessa coluna maisquelinda é o inglês  "Coisas Belas e Sujas"
AVISO : Apesar da capa pagando peitinho esse filme NÃO É PORNÔ, e se você queria que fosse, favor mudar de blog(e de planeta)

Antes de mais nada, segue o resumo básico dessa lyndreza :  UK/2002, Direção de Stephen Frears
  Um imigrante ilegal encontra provas de um bizarro assassinato, criando uma série de eventos que poderiam causar um desastre, ou levá-lo à liberdade.
O Filme continua completamente atemporal(até pelo motivo de que em 11 anos o mundo não muda taaantoo assim) e tem como protagonistas a sempre linda e maravilhosa  Audrey Tautou, que você deve conhecer como a menina que fez a Amélie Polain, Chiwetel Ejiofor, foram milhões de tentativas para que eu escrevesse certo, mas relevemos e Sophie Okonedo, que fez uma atuação magnífica em "Hotel Rwanda"(fica a dica).
A história gira em torno de Okwe (Chiwetel Ejiofor ), ele, como todo bom homem negro de filme, tem um milhão de empregos, e divide seu tempo entre ser taxista, gerente de um hotel  e um bico de médico(profissão que exercia na África, antes de ter que se refugiar em Londres devido as guerras civis do local). 
E Senay(Audrey Tautou) uma turca, que fugiu de sua mãe para se livrar da sociedade machista a qual a obrigaria a seguir a vida de dona-de-casa para o resto da sua vida, ela divide um apartamento( e sentimentos amorosos não correspondidos) com Okwe e trabalha como faxineira no mesmo hotel que o amigo gerencia.

AS TRETAS COMEÇAM O filme começa quando a prostituta Juliette (Sophie Okonedo)  sai de progaminha básico com um dos hóspedes, e avisa a Okwe que o banheiro está entupido.
Okwe então encontra o que estava entupindo a privada, não vou dizer o que é pois essa coluna é 100% spoiler-free, e ela é uma prova mais do que certa de um assassinato brutal.
Como ele é imigrante ilegal, ir a delegacia não é uma opcão e acontece o seguinte :

[Spoiler abaixo, não diga que não avisei]
  
Ele vai dizer ao dono do hotel o que achou( que no caso é um coração humano) e esse se vê obrigado a dizer tudo que envolve o orgão.
No hotel, vários imigrantes ilegais, vão "doar" um de seus rins em troca de passaportes falsos, mas como tudo é feito bem rusticamente maioria dos que vão ali morrem.

[Aqui acabam os spoilers]

De fato, o elenco não é dos mais famosos, mas cada ator tem uma interpretação sutil que contrasta muito bem com a densidade da história. A representação do submundo de Londres também é muito bem feita e meio que tira aquela imagem linda e perfeita da cidade que a maioria de nós temos.
A vida da cidade com feiras de verduras e apartamentos minúsculos também está no filme de forma realística (mesmo que tenha um certo exagero, que deixa o filme um tanto dramático de mais e em certos pontos extremamente plastificado).
Existe em todo o filme um humor sutil, mas que arranca algumas risadas em meio a todo o drama envolvido. Senay tem um senso de humor ácido que é explorado em partes estratégicas do filme, cortando o bloco dramático formado pelas cenas anteriores( o que torna essa obra  diferente de tantas outras que tentam ser cult, mas se tornam incrivelmente chatas)
Porém, o ponto alto é realmente o drama que permeia cada pixel da tela, e o final deve arrancar lágrimas até dos mais duros corações.
Juliette e Okwe


Onde achar: Eu vi pelo NETFLIX, mas garanto que não deve ser especialmente difícil achar um arquivo na internet achar em DVD.(Tem aqui).

Encerrando o primeiro Cinematizando vamos a resumo da critica:
É um filme realmente ótimo, não vai marcar sua vida, mas vale a pena ser visto em um dia que você queira algo diferente dos blockbusters de sempre.

Nota: 4,00/5,0

Quem quiser, sinta-se a vontade para dar sugestões nos coments(filme adaptados de livros são resenhados na coluna "do papel para a tela")  ;)
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário