19.10.13

Jogador Número 1 - Resenhando #04

    E aí galera?! Esse é o meu primeiro post no Casa Corvinal e pra estrear em grande estilo escolhi um livro que eu adorei chamado Jogador Número 1. A história se passa no ano de 2044 e faz parte de um gênero chamado distopia. Pra quem ainda não conhece, distopia é o tipo de história que se passa num futuro diferente do que estamos acostumados, em geral depois de uma grande catástrofe ter dado origem a uma nova ordem mundial.


Sinopse:
"Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência. A vida, os perigos, e o amor agora estão mais reais do que nunca. O Jogador nº1 também estará nas telas pela Warner, e sua produção está sendo divulgada como o próximo AVATAR dos efeitos especiais!" (sinopse do Skoob)

Capa americana
    Bom, como diz na sinopse o OASIS é uma plataforma virtual onde as pessoas podem trabalhar, estudar e se divertir sem se preocupar com o mundo ao seu redor e com garantia de total privacidade.
    A história apresenta um cenário de destruição onde as reservas naturais estão se esgotando e bilhões de pessoas passam fome, a população deixou o campo, indo para a cidade em busca de eletricidade para poder se conectar no OASIS.

    Nosso livro começa com a morte de Halliday, o criador do game e o lançamento em escala mundial de seu último desafio: uma caça ao tesouro online valendo mais de 240 bilhões de dólares! O jogador que desvendar as pistas e encontrar as chaves que ele escondeu dentro da plataforma será o herdeiro de toda a sua fortuna, inclusive do próprio OASIS.
     O personagem principal, Wade, viu a transmissão quando tinha 11 anos de idade e passou os 5 anos seguintes estudando os hábitos e preferências de Halliday e procurando as pistas que ele deixou,e é quando ele encontra a primeira chave que as coisas se complicam e ele vai precisar enfrentar um série de inimigos poderosos dispostos a qualquer coisa para conseguir o prêmio final.
      Wade vai poder contar com a ajuda de alguns amigos que tem dentro do OASIS para encontrar as pistas seguintes e chegar ao prêmio antes que seus inimigos façam isso ou o matem, o que acontecer primeiro.

Opinião Pessoal

    O ritmo da história é bacana tem alguns pontos mais lentos mas flui bem. Os personagens são interessantes, bem construídos e com personalidades próprias. 
   Gostei bastante do livro e dos personagens principais, especialmente do Wade e do Aech. Uma das minhas cenas favoritas é quando o Wade encontra seu principal inimigo, Nolan Sorrento, o líder da IOI (empresa rival do OASIS que deseja encontrar o prêmio para poder controlar o game) que deseja contrata-lo como um de seus consultores e faz uma exigência bizarra:
_Não quero ser o segundo em comando- eu disse- Quero seu emprego Sorrento. Quero ser o responsável pela coisa toda. Chefe de operações. El Numero Uno. Ah, e quero que todos me chamem de El Numero Uno, também. Pode ser?
Minha boca parecia ter ganhado vida própria, não consegui me controlar.
O sorriso de Sorrento desapareceu.
_ O que mais?
_Não quero trabalhar com você.- Apontei o dedo para ele.-Você me dá asco.Mas se seus superiores estiverem dispostos a botar você no olho da rua e me darem a sua posição, estou dentro. Com certeza.
    Claro que a exigência era só um blefe, né?! Mas eles toparam, o que dá ideia do que eles estavam dispostos a fazer para conseguir o prêmio.
    

    Para reletir...

     O livro pode ser considerado uma crítica velada à fuga da realidade praticada pela maioria das pessoas que se refugiam no mundo virtual deixando a vida real de lado.O autor é bastante claro, embora sutil, nesse ponto.
     A história também nos leva a pensar sobre o quanto podemos conhecer uma pessoa no mundo virtual e o tipo de insegurança que a ausência de contato real pode causar (para entender do que eu estou falando vocês vão ter que ler o livro ;).

Vale a pena perder seu precioso tempo lendo esse livro?

     Vale! Especialmente se você se interessa pela década de 80,cultura geek, games e ficção científica e está procurando por um livro cheio de referências à filmes, jogos e músicas dessa época se bem que mesmo que você não saiba muita coisa sobre o tema  vai conseguir acompanhar a história direitinho.
     A indicação também vale pra você que está querendo um bom livro de aventura com cenas de perseguições e batalhas eletrizantes. Aqueles que, como eu, detestam protagonistas burros ou lerdos vão vibrar com o Wade, o garoto é esperto e tem ótimas ideias. 
   

Onde encontrar?

   Se você se interessou pelo livro pode encontra-lo na maioria das livrarias e lojas online.
 Os pobres de plantão (como a colunista que vos escreve) podem encontrar o ebook para baixar grátis na internet.


Muitos beijos e até a próxima resenha, Bye-bye!
Sunny

3 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha, principalmente por vc ter colocado algumas coisas q acontecem no livro sem ter revelado o final [spoiler moderado :) ]. Espero por outro post tão bom qnto este.

    ResponderExcluir
  2. Valeu! Que bom que você curtiu! Pode apostar que vou me esforçar...

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, realmente fiquei interessado no livro, vc escreve muito bem...
    Vou aguardar sua próxima resenha!

    ResponderExcluir