15.10.13

Querido John - Do papel para a tela #02

Olá pessoas,
Eu sou nova aqui, e esse é o meu primeiro post, então deixe eu me apresentar: Meu nome é Brenda, mas podem me chamar de Beeh ou Ble se preferirem. Tenho 16 anos e sou do RJ. Amo ler, assistir animes, séries e filmes. Sou dependente de café e músicas. Meu livro favorito é A Cabana e amo os livros do Dan Brown. Então é isso sweets...Espero que gostem do meu post e críticas são bem vindas *o*


QUERIDO JOHN – Ficha Técnica   

Livro:
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 275

Filme:
Gênero: Drama
Direção: Lasse Hallström
Roteiro: Lasse Hallström
Duração: 108 minutos


Sinopse:
John Tyre, por toda a sua adolescência, foi o típico adolescente rebelde cuja expectativa de vida era zero. Sem saber o que fazer após o fim do ensino médio, ele resolve se alistar para o exército. Durante suas licenças, John, costumava voltar para casa e passar um tempo com seu pai, mesmo sem conversarem muito. Entre uma de suas licenças, ele conhece Savannah, e ambos se sentem fortemente ligados, uma ligação que fazia com que parecesse que eles já se conheciam há anos. A partir disto, John sente-se pronto para mudar. A atração entre os dois vem a crescer de uma forma estrondosa, entretanto, os atentados de 11 de setembro fazem com que os planos e sonhos dos dois mudem completamente.

Só uma pequena observação sobre o Livro


Ao dar de cara com a capa você se depara com essa frase:

“O que você faria com uma carta que mudasse tudo?”

Gente, que frase é essa?! Ela faz você querer comprar o livro na hora!
Além de que, você fica o livro inteiro querendo, ou não, que essa carta chegue logo...Afinal, o ser humano é curioso! Sim, somos muitíssimos curiosos.

O livro e o Filme

Resumo
A estória gira em torno de John Tyre, que ao conhecer Savannah, muda completamente. Sabe aquela frase que vivem falando: “O amor é capaz de mudar alguém”? Então, isso se aplica ao nosso querido John. Ele recebe uma licença de duas semanas do exército, e é obvio que ele não esperava se apaixonar, mas ao conhecer Savannah ele vê que aquela licença mudaria a sua vida. Mesmo John tentando resistir, ele acaba se apegando à Savannah. Ambos prometem manter contato através de cartas e o amor entre eles parece aumentar a cada carta recebida.
Após um tempo John ganha um novo recesso faltando, agora, pouco tempo para sair do exército. Ao retornar e encontrar Savannah, ele tem certeza de que eles podem dar certo. Ao longo da estória, Savannah conta para John que seu pai sofre de Síndrome de Asperger.  Com isso, John começa a entender melhor o seu pai.
De volta ao exército, John, conta os meses para, em fim, sair do exército e realizar seus planos com Savannah. Mas, como nada é perfeito, um imprevisto ocorreu:  Os atentados do dia 11 de setembro. Esse incidente fez o exército começar a se preparar para outros atentados que poderiam ocorrer, logo, precisavam de mais soldados. Então era isso, John deveria escolher entre o seu país ou seu amor.
Com o tempo, as cartas de Savannah, que antes chegavam a cada semana, passaram a chegar após 10 dias ou mais. John começou a sentir que as cartas dela haviam mudado... Mas, ele ainda não sabia o porque.  Até que chegou UMA CARTA QUE MUDOU TUDO!

Diferenças entre o filme e o livro

Se pararmos para olhar no geral, o filme é “fiel” ao livro. Mas, é claro que não fazemos isso né? Observamos os mínimos detalhes... Desde: “A esse ator não tem NADA A VER com o personagem do livro”; “essa fala não é assim!”; “está faltando uma parte ai”...Enfim, com relação à isso, sim, existem diferenças gritantes.

1ª Diferença

A Savannah é morena no livro
Tá, tudo bem, depois de eu assistir ao filme a cor do cabelo da Savannah não teve a menor importância, até porque, eu simplesmente amo a Amanda Seyfried e ela entrou completamente no espírito “Savannesco”.

2 ª Diferença

O Allan, no livro, é irmão do Tim... Já no filme ele é FILHO do Tim.
A princípio você assiste ao filme é fica tipo: “COMO ASSIM?”,  “Porque isso?”...só que, em uma das últimas cenas do filme, fica mais comovente o fato do Allan ser filho do Tim (minha opinião).

3ª Diferença [SPOILER IS COMING]

O FINAL!
Sim, o final é diferente!
O final do livro foi lindo e do filme também. Não me façam escolher porque eu realmente AMEI os dois finais.

O final do Livro

Quando você termina de ler Querido John você fala “cara que lindo e que triste”.
Se você não se lembra do final do livro vou deixar um trechinho aqui embaixo:

Olho para o rancho quando a noite cai. É a primeira noite de lua cheia e, para mim, as lembranças virão”.
[...]”Concentro-me ansiosamente na porta da frente, esperando pelo impossível. Sei que ela não vai aparecer, mas não consigo ir embora.” [...] Finalmente a vejo sair da casa.”
[...]”Então, sinto como se estivesse presenciando um milagre: bem devagar, ela ergue o rosto para a lua. Eu a vejo sorver a imagem da lua cheia, inundada pelas memórias libertas, não desejando nada além de fazê-la saber que estou aqui. No entanto, fico onde estou e também olho para a lua. Por um breve instante, é como se estivéssemos juntos de novo
”.

Fim

Lembraram? Lindo demaaaaaaais né?! *o*
Então, o livro termina com a Savannah 
casada com o Tim, porém, com todos nós sabendo de que ela Ama o John.

O final do filme

Antes de a cena PERFEITA vir, Savannah diz a seguinte frase:

"Não faço ideia de onde está no mundo, John. Mas sei que perdi o direito de saber há muito tempo. Não importa quantos anos se passem, sei que uma coisa continuará verdadeira como sempre: nos vemos em breve."

E o que acontece? Bem, está o John pondo a cadeado em sua bicicleta e quando ele olha para dentro (de uma espécie de lanchonete) e quem está lá dentro? Sim, ela mesma!
A Savannah MEUS AMOREEEEES! Ela o avista e vai a sua direção! Os dois, com sorrisos super bobos e fofos no rosto, se abraçam lindamente e THE END!
Aaaaah foi lindo também!
Então, diferente do livro, no filme fica implícito de que os dois ficarão juntos novamente!

Bem...acho que por hoje é só né?!
Escrevi demais, e vou tentar me controlar e melhorar no próximo post.
Espero que tenham gostado pessoas lindas *o*
Beijos, Beeh



Nenhum comentário:

Postar um comentário