1.11.13

Argo- Do papel para a tela #05

 

Hello People!! Aqui novamente estou para falar-lhes sobre um livro e filme denominados Argo, aí você me pergunta: você gostou desse filme também? ( afinal, parece que eu gosta de todos os filmes do mundo) e eu lhes digo: Continuem lendo e vocês verão.
                                 


O livro- Ficha técnica
Autores: Antonio Mendez & Matt Baglio
Editora:Intríseca
Nº de pág.:254











O filme- Ficha técnica
Ano: 2012
Duração: 130 minutos
País: U.S.A
Prêmios: Oscar de melhor filme, Oscar de melhor roteiro adaptado, Golden Globe Award de Melhor Filme Dramático, Oscar de melhor edição, BAFTA de melhor filme, Globo de Ouro de melhor direção, César de melhor filme estrangeiro, Anexo:Lista de filmes premiados com o BAFTA de melhor diretor, Critics Choice Award de Melhor Filme 









 

Sinopse:

Em 4 de novembro de 1979, os funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Teerã são surpreendidos pela invasão de um grupo de militantes, que faz 52 reféns. Em meio à confusão, seis diplomatas conseguem escapar e encontram refúgio na residência do embaixador do Canadá. Mas Tony Mendez, especialista em disfarces da CIA, sabe perfeitamente que é apenas uma questão de tempo até que sejam encontrados. Para retirá-los do país, ele concebe um plano muito arriscado, digno de cinema. Disfarçando-se de produtor de Hollywood e apoiado por um elenco de agentes secretos, falsificadores e especialistas em efeitos especiais, Mendez viaja para Teerã a pretexto de encontrar a locação perfeita para um falso filme de ficção científica chamado Argo. Neste livro, ele revela todos os detalhes da complexa operação que aliou o alto escalão de Hollywood ao mundo da espionagem. 

Como a CIA e hollywood realizaram o mais estranho resgate da história

Um pouco de história...

Pra quem não sabe até 1979 os Estados Unidos e o Irã eram aliados, foi após o ataque à embaixada americana no Teerã que os dois países se tornaram inimigos. Para vocês entenderem o que aconteceu vou dar-lhes uma pequena aula de história: Antes de se tornar República Islâmica, O Irã era uma Monarquia Autocrática Pró-ocidente, eles eram comandados por ''Xás'' ( é meio que o presidente deles), a questão é que o Xá Reza Pahlevi tinha afinidade com o Ocidente e era autoritário. O seu opositor: o líder religioso aiatolá
Ruhollah Khomeini. Vocês já devem estar imaginando: Pessoas insatisfeitas com a política do país, mistura com religião e pronto, uma revolução começou. O Pahlevi fugiu e pediu exílio nos Estados Unidos, o Khomeini se tornou líder no Irã e cortou relações com E.U.A, a população iraniana queria o Pahlevi de volta para poder julgá-lo e enforcá-lo.

Enfim... 

A leitura é monótona, confesso que demorei muito tempo para ler o livro e olha que ele tem apenas 254 páginas, o que no filme não demorou nem 5 minutos para acontecer, no livro demorou a metade de suas páginas. Mas uma qualidade minha é a persistência, eu não parei de ler o livro até termina-lo e não me arrependi. O final tem toda a ''eletricidade'' que eu esperei do inicio e apenas isso me compensou o dinheiro que eu gastei para compra-lo.
O filme é realmente bom, os prêmios recebidos pelo filme comprovam isso, se você não é fã de filmes baseados em histórias reais vai discordar, os atores conseguiram mostrar toda a tensão que as pessoas estavam vivendo naqueles dias.

Aí aparece aquelas pessoas e me dizem:

O filme é chato porque não tem muita comédia
Realmente não tem comédia, mas se vocês fossem americanos dentro de um país cheio de pessoas que odeiam americanos, acho que também não contariam muitas piadas.

Não acontece nada de extraordinário no filme
Nãããão, não acontece nada de extraordinário, um agente simplesmente cria um filme falso e entra no Irã pra resgatar diplomatas, isso acontece toda hora!  

É bom lembrar..

O livro foi revisado pela CIA antes de ser publicado, ou seja, informações pedem ter sido omitidas e/ou modificadas.

Recomendo??

Se você gostar de filmes desse gênero, eu tenho certeza que vão amar! Mas a leitura, se vocês não forem persistentes em terminar o livro, não gastem seu tempo nem dinheiro pois, na página 100 já irão desistir.

 
Então galera, foi isso! Espero que tenham gostado e qualquer correção na parte histórica façam nos coments e lembrem-se não sou professora de história, mas tentei me informar sobre o assunto. Enfim, sua opinião é muito importante pra mim. 
Bzooss, -Ana.
          


 
                                                                                                                                                                                   

Um comentário:

  1. Muito bom, Ana! Adorei seu texto, acho que também vou gostar do filme!

    ResponderExcluir