2.11.13

Do Papel para a Tela - Dezesseis Luas



Se você é daqueles que gosta de ler clichês, acha que o garoto é sempre o "monstro", e a mocinha sempre a certinha, esqueça tudo isso! A série "Beautiful Creatures" veio para mostrar que as mocinhas são muito além de salto agulha, maquiagem ou chocolate!
Lena Duchannes acaba de se mudar para a cidadezinha chamada Gatlin, onde mora Ethan. O rapaz sonha todas as noites com uma mesma garota, porém... ele nunca consegue ver o rosto dela (ok, devo admitir, isto é bastante clichê...). Como o esperado, eles se apaixonam (oh! Tragam lenços umedecidos!). Mas Lena não é apenas mais uma aluna do ensino médio. A jovem esconde um grande segredo (embora todos suspeitem, apenas não têm certezas absolutas): Lena é uma Conjuradora, ou a forma mais bela de se falar "bruxa", e quando completar dezesseis anos será invocada ou para a luz ou para as trevas.
Estar perto de Ethan pode significar a vida do rapaz, mas beijá-lo... Pode ser fatal.
O enredo do livro, criado por Margareth Stohl e Kamy Garcia é bem interessante, e realmente surpreendente (todas as suas sequências!), mas... A adaptação para o cinema ficou um tanto quanto decepcionante.



 AVISO

 SPOILER A SEGUIR, O AUTOR DESTA RESENHA OU QUALQUER PESSOA DO BLOG NÃO SE RESPONSABILIZA CASO VOCÊ LEIA E/OU SAIBA SOBRE COISAS SE AINDA NÃO LEU O LIVRO. SE NÃO DESEJA RECEBER SPOILERS, PARE DE LER IMEDIATAMENTE!

AVISO

Não vou dizer que não tiveram cenas bem fieis ao livro, como, por exemplo, a que Lena quebra o vidro da sala de aula, ou o tornado na sala de jantar. Mas senti muita falta da junção de duas personagens em uma só - Amma e a outra bibliotecária. Senti falta também das cenas do time de futebol, e até mesmo do pai do Ethan, que não aparece em cena nenhuma!

* FIM DO SPOILER *


Dizer que o filme é de um total desperdício seria mentira, mas ele também não está digno de ser um dos mais esperados. O filme é bom sim, e passa de ser considerado apenas para uma "Sessão da Tarde", eu o colocaria na "Tela Quente" (contanto que não cortassem muitas cenas, já que o filme não é tão fiel ao livro assim).
Segue abaixo as informações sobre o livro e o filme. Tenho recomendações diferentes para cada leitor deste post e que gosta da série "Beautiful Creatures": se você leu o livro, mas não viu o filme, não veja! Você se decepcionará muito. Mas... se você viu o filme, gostou e acha que seria legal o livro, leia, e sinta tanta raiva quanto eu senti! (Estou no segundo lugar, li o livro após ver o filme).

Nacionalidade

C U R I O S I D A D E S . . .

Do papel para as telas: Dezesseis Luas é o primeiro livro de uma quadrilogia, e seus seguintes livros são "Dezessete Luas", "Dezoito Luas" e, por último, "Dezenove Luas". 
* Até o momento que esta resenha foi criada, não chegaram informações a mim se haveria a continuação para as telas. Então... Conjuradores, cruzem os dedos!

Roda, roda...: O diretor Richard LaGravenese queria o mínimo de cenas possíveis feitas com um fundo verde atrás, aquele que é chamados de efeitos pós-gravação, onde você faz aquelas coisas mágicas na tela.
Na cena da batalha entre Lena e Ridley, na sala de jantar, foi rodada em um set construído com motor hidráulico, permitindo que os trechos rodassem em sentidos opostos.
As cadeiras dos atores que aparecem sentados nesta cena estavam parafusadas no chão. ~aplausos!~

Tornado... E não foi o da Lena: um alerta de tornado havia se espalhado pela cidade de Louisiana, ou seja, as filmagens tiveram que parar imediatamente.

Falha nossa... Digo, deles: O erro de Ethan ao recitar o poema de Charles Bukowski para Lena não havia entrado no roteiro, na verdade, acho que nem se passou pela mente do diretor ou do roteirista. Nos ensaios, Alden Ehrenreich estava pronunciando perfeitamente, mas na hora da gravação... Bãn! O nosso Ethan não conseguia pronunciar tão bem assim o poema na ordem exata, o que fazia a Alice rir. Richard gostou da idéia e da química que tinha em cena, então, decidiu mantê-la.

Espero que tenham gostado da resenha, e que curtam meus próximos posts! ;)

Dados do filme foram tirados do site "Adoro Cinema".

Nenhum comentário:

Postar um comentário