25.11.13

Meu Mundo Em Perigo - Cinematizando #12

 Oi gente! Como todo mundo já sabe, segunda é dia de cinematizando o/. E eu sei que eu tava sumido, a escola tava me atrapalhando e tals, mas agora tamos de volta com o brasileiríssimo : Meu mundo em perigo (2006).

Antes de mais nada eu quero explicar por quais motivos eu escolhi esse filme :
Eu acho que todo mundo já ouviu falar, e provavelmente você também deve curtir alguma do gênero, daquelas páginas sobre cultura pop e etc.
Então, lá estava eu nesse mundo da interwebs e uma dessas páginas foi fazer umas postagens sobre música brasileira, eis que me deparo com o seguinte comentário :
" Quem são essas who( a postagem era sobre a Maria Rita e a Elis), voltem a fazer postagem da katy <3"
Nesse momento eu realmente fui tomado por dois pensamentos :
"masoq'' e "O Quê a mãe dessa garota foi em vidas passadas para merecer isso?"
Claro. que eu não estou aqui para dizer que você não pode gostar de música gringa nem nada do tipo, até por quê eu tenho Roar no meu celular e é bem viciante, mas não reconhecer a força da sua própria cultura, tanto musical quanto literária (dentre outros), para este pobre colunista beira a heresia.
Também não estou dizendo para você ouvir só música brasileira, ou só funk carioca, até pela simples razão que todo país tem sua musicalidade boa e ruim ( e convenhemos que uma letra como " quanto estiver pronto venha e pegue" não é lá muito profunda) mas as partes boas estão aí para quem quiser ouvir, e, voltando ao comentário da garota, eu gostaria de lembrar que:

vs

Claro que prêmios não definem talento, mas é inegável que as letras da Maria Rita são sim mais profundas, doa a quem doer, e como dizem "uma imagem vale mais de mil palavras"...
Resumindo, já que isso não é uma postagem sobre música, assim que eu vi o comentário da tal menina me caiu a ficha de como o brasileiro não valoriza a se mesmo como deveria( o excelente "É Proibido Fumar" teve pouquíssimos espectadores)e de como isso pode prejudicar o próprio país, já que sem bons cantores e filmes tendo visibilidade, tudo que podemos mostrar aos gringos de nossa cultura se resumirá a "Garota de Ipanema" e bundas em slow num certo programa dominical...
Esse filme do qual vou falar, quase não estreou em terras tupiniquins por falta de público(sendo que o própio já tinha sido prestigiado em diversos festivais pelo mundo) e se os próprios brasileiros não se sentem dispostos a gostar de algo feito por aqui, que motivo teria para alguém de fora gostar?
Eu realmente me diverti com esse longa, não vou dizer que foi o melhor filme da minha vida, nem que foi perfeito, mas realmente é uma lufada de ar fresco depois de milhões de blockbusters estadounidenses com o Nicholas Cage fazendo o mesmo papel todas as vezes.
E, para que ninguém fique boiando durante o resto da crítica, aí vai um resumo da obra : 

"Elias está desesperado. Sua ex-mulher , ainda em recuperação pelo uso excessivo de drogas, resolveu entrar na justiça pela guarda de Ariel. A preocupação faz com que Elias perca o controle em frente a juíza e ponha tudo a perder. Deprimido, vai afogar as mágoas em um bar e, bêbado, acaba cochilando enquanto dirige. Neste momento, Fito está voltando de uma bebedeira com seu pai, como parte da comemoração de seus 60 anos, mas o carro de Elias atropela e mata o pai de Fito. Elias, sem saber o que fazer, foge e decide se hospedar em um hotel barato, no qual Isis está hospedada. Ele a conhece de vista, se encanta, e juntos tentam encontrar uma solução para seus tormentos."

Opinião

O filme, em termo puramente técnicos, não pode ser considerado perfeito. De fato, o orçamento da obra foi mais do que limitado, e isso faz com que algo banal em grandes filmes, como a mixagem do som, seja um tanto quanto defeituoso (tanto que em algumas partes é necessário um pouco mais de atenção para que se escute todos claramente).
Porém, os atores são muito bons, muito bons mesmo, destaque para a Rosanne Mulholland( sim a professora Helena) que se mostra versátil, interpretando uma das personagens mais excêntricas e cativantes que eu já vi, com a qual você se identifica nos primeiros segundos que a vê.


O Eucír de Sousa também não fica atrás, e interpreta alguém normal, que com certeza você já viu andando pelas ruas esburacadas de algum beco, porém abalado, como qualquer um estaria, com as coisas da vida.
O restante do elenco também vai muito bem, até Rafael Henrique Miguel que atua dentro dos limites esperados para uma criança de 6 ou 7 anos como ele.
A trilha sonora combina bem com a trama, mas, como eu já disse antes, os problemas cm a mixagem fazem com que a música fique mais alta do que deveria, e torna ainda mais árdua a tarefa de entender bem as falas dos personagens.
Por fim, a trama é bem simples, sem muitas firulas desnecessárias, e, apesar de não ser a melhor do mundo, flui muito bem até o fim do filme.

Nota: 4.0/5,0

Vale a pena? É o seguinte, se você está em dúvida entre o bilionésimo quarto filme com a Jennifer Anniston interpretando a mesma personagem " sou loira mas sou inteligente, e você vai demorar o filme inteiro para me pegar" e este, sem pertanejar veja o tupiniquim, garanto que você não irá arrepender-se.

Então é isso meu povo, esse foi o cinematizando da semana, e não esqueçam de comentar e sugerir os próximos filmes da coluna :).





Nenhum comentário:

Postar um comentário