15.12.13

Resenhando - Percy Jackson e o ladrão de raios.

Quem nunca ouviu falar nos famosos filhos dos deuses gregos que atire a primeira pedra. Mas quem, assim como eu, conheceu a série em seus primeiros livros, antes da fama, não conseguia imaginar a fama que esta série conseguiria. Filhos de Zeus, Poseidon e Hades estão, aos montes, brotando do Tártaro e dos confins do mundo inferior. Será que você é um deles?



Eu, Cora, sou completamente apaixonada pela série. Sou filha de Poseidon, tanto que a profissão que estou estudando para alcançar está ligada ao mar. Sou uma filha do oceano, e você?





Percy: "Seiscentésicmo andar."
Guarda: "Esse andar não existe, garoto."
Percy: "Eu preciso de uma audiência com Zeus."
Guarda: "O quê?"
Percy: "Você me ouviu."




O Ladrão de Raios

Editora: Intrínseca
Autor: Rick Riordan
ISBN: 9788598078397
Origem: Nacional
Ano: 2008
Edição:
Número de páginas: 400
Acabamento: Brochura



Um mundo onde pode-se lutar contra monstros de um olho só. Mulheres com cabelos de serpente ou poodles gigantes cor-de-rosa. Pois é, no universo dos heróis de Percy Jackson você pode ser, literalmente, um semi-deus.


Annabeth: "Cuide-se, Cabeça de Alga. Mantenha os olhos abertos."
Percy: "Você também, Sabidinha."



Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Já imaginou viver nesse mundo? onde todos guardam segredos e você pode ser capaz de conhecer seu futuro. Descobrir que você é filho/a de um deus grego e que você precisa salvar o mundo de criaturas além da realidade? Um dos "sintomas" dos meio-sangue é a TDAH e a Dislexia, eu tenho TDAH, ou transtorno de déficit de atenção. O que me fez sentir nas nuvens ao me encaixar nesta história. Viajar pelo acampamento, treinar arco-e-flecha, lutar com espadas, ir a caça a bandeira, lutar contra monstros com vários braços, cães de 3 cabeças, deuses malucos que só sabem pensar com a espada ou descobrir que amigos se tornaram inimigos. Já imaginou? ficar invisível por causa de um boné, usar uma caneta que vira uma espada, ir literalmente até o inferno e arrancar o chifre de um minotauro. Ter um amigo-bode ou uma professora maluca que tenta matar você, ou até mesmo descobrir que seu professor é metade cavalo. Nossa, que mundo fantástico se abre ao leitor que se debruça sobre as páginas dessa história! 
Diante tantas pessoas fora do contexto, aqui podemos encontrar um lugar para chamar de lar. Gente que não se encaixa nos padrões, que vivem mudando de escola, arrumando briga mesmo sem querer. 
Eu juro que passei semanas acreditando que eu era uma meio-sangue.Você também? Se a resposta é sim, então Percy tem algo pra te dizer:

Olhe, eu não queria ser um meio-sangue.Se você está lendo isto porque acha que pode ser um, meu conselho é o seguinte: feche este livro agora mesmo. Acredite em qualquer mentira que sua mãe ou seu pai lhe contou sobre seu nascimento, e tente levar uma vida normal.Ser um meio-sangue é perigoso. É assustador. Na maioria das vezes, acaba com a gente de um jeito penoso e detestável.Se você é uma criança normal, que está lendo isto porque acha que é ficção, ótimo. Continue lendo. Eu o invejo por ser capaz de acreditar que nada disso aconteceu.Mas, se você se reconhecer nestas páginas - se sentir alguma coisa emocionante lá dentro -, pare de ler imediatamente. Você pode ser um de nós. E, uma vez que fica sabendo disso, é apenas uma questão de tempo antes que eles também sintam isso, e venham atrás de você.Não diga que eu não avisei.


Ficou curioso? Pois eu lhe digo que esta é minha série literária preferida. Se você leu e gostaria de saber se é ou não um meio-sangue, e de qual deus você é filho, segue o lique clicando aqui. Comente aqui em baixo o resultado.
E se você não gosta da série mas curte mitologia grega, saiba que eu também sou viciada na cultura grega, incluindo as histórias fantasiosas da sua mitologia. 
Embora nem todas as informações dadas por Rick nos livros seja realmente a "verdade" mitológica, é uma fonte muito boa para se aprender mais. De todas as séries que li, essa realmente conseguiu ter uma continuação que valesse a pena ler. De leitura leve, com uma linguagem infanto-juvenil recheada de comédias e dados históricos, o primeiro livro da série Percy Jackson & os Olimpianos traz uma introdução maravilhosa de uma história recheada de detalhes e descrições fantásticas. Basta fechar os olhos e mergulhar neste mundo fantástico. Na minha opinião é o melhor livro da série!
Gostou? espere minha próxima resenha com a continuação: O mar de monstros. 
Beijos e até mais!
Cora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário