19.10.13

Jogos Vorazes - Do papel para a tela #03


Hello People !! Meu nome é Ana Gabriella e a partir de hoje eu vou escrever aqui no ''Do papel para tela''.
Eu pensei muito sobre qual deveria ser o primeiro livro que foi adaptado para o cinema que eu escreveria aqui, e depois de muito pensar decidi que seria o 1º livro da trilogia ''Jogos Vorazes'', 1º porque eu amo o livro e o filme, e 2º porque o filme foi quase uma cópia fiel do livro.

                                                                                      
      JOGOS VORAZES-Ficha Técnica
 Livro: 
    Autora:Suzanne Collins                                            
    Editora americana: Scholastic
    Páginas: 374                                                                
    Editora brasileira: Rocco
    Páginas: 400 

                                                              
   
 






Filme: 
Gênero: Ação
Direção: Gary Ross 
Roteiro: Gary Ross & Suzanne Collins
Duração: 2 horas e 3 minutos         

                                  
Sinopse:
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?                                                                                    
                                                                                                                                                                  

Diferenças entre o filme e o livro ( spoiler!!!)
São poucas as diferenças entre os dois, mas para quem leu o livro ( como eu ) quando se assiste o filme elas ficam muito evidentes, apesar de não influenciar na história a ausência de alguns acontecimentos não são bem recebidos pelo público.

O broche:
No livro a Katniss ganha o broche de tordo de Madge, já no filme a Madge nem existe! A Katniss ganha o broche quando ela está no prego ( o que fica estranho, já que o broche é de ouro, e num lugar tão pobre quanto o distrito 12 as pessoas não podiam sair distribuindo coisas de valor enquanto muitas não tinham o que comer!!)

Peeta não perde a perna:
Uma das partes mais emocionantes do livro: Katniss descobre que o Peeta teve a perna amputada!, quando eu li essa parte do livro fiquei muito chocada, não conseguia acreditar, mas quando se pensa que eles estavam numa arena lutando até a morte fica até natural que o sobrevivente tenha sequelas, então eu vou para o cinema e aguardo super ansiosa pela parte que o Peeta aparece com a prótese e.. Ele não aparece!!! Como assim?!  

A Avox:
No livro, enquanto caçava Katniss se depara com um casal fugindo da Capital, ela se esconde e não lhes presta ajuda, então chega um aerodeslizador e captura os dois. Quando Katniss vai para a Capital ela reencontra a mulher como uma Avox ( pessoas que cometiam crimes contra a Capital tinham a língua cortada e se chamavam Avox) o que faz Katniss se sentir muito culpada, no filme a cena dela encontrando o casal não existe. --'

Em Geral...
Comparando a adaptação de Jogos Vorazes com outros filmes, eu posso dizer que ficou excelente!!! Os efeitos especiais estavam maravilhosos, é claro que algumas mudanças feitas desapontaram os fãs, mas não foi nada que pudesse estragar o contexto da história, pelo contrário, para as pessoas que não haviam lido o livro, o filme conseguiu explicar muitas coisas. E como o próprio nome diz é uma adaptação, ou seja, não se pode esperar um filme totalmente fiel ao livro ( mas em alguns casos, o filme muda tanta coisa que não se pode dizer se foi mesmo baseado num livro, que nos diga o filme Eragon!! #pronto falei )

Recomendo??
Siiimmm,como vocês puderam perceber eu AMOO Jogos Vorazes, e espero que vocês compartilhem desse meu sentimento :)

Bom por hoje é só, eu espero ter alcançado a expectativa de vocês e ter conseguido mostrar aqui um pouco desse maravilhoso livro e filme que sou apaixonada!!! Qualquer opinião será muito bem vinda.
Beijooss ,Ana  <3 

                                                                

Um comentário:

  1. Detesto quase todo filme que é feito a partir de livro, eles mudam tudo! Esse eu não vi ainda mas parece q não mudou tanto, mas a perna do Peeta...Podia ter sido fiel! Tbm adoro Jogos Vorazes!

    ResponderExcluir