19.10.13

''Quem é Você, Alasca?'' - Resenhando #05

Livro: ''Quem é Você, Alasca?''
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
ISBN: 9788578273422
Ano: 2010
Páginas: 229
Tradutor: Rodrigo Neves

Sinopse: ''Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar em um colégio interno à procura daquilo que o poeta Francis Rebelais, quando estava à beira da morte, chamou de o 'Grande Talvez'. Muita coisa o aguarda em Culver Greek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção do 'Grande Talvez''.




Como em qualquer livro do John Green, ele conta – adivinhem – a história de um nerd. Miles Halter é um adolescente sem amigos e viciado em últimas palavras. Um dia ele decide por mais aventuras em sua vida e pede aos pais para o matricularem em um colégio interno para poder partir em busca do que o poeta François Rabelais chamou em seu leito de morte de o ''Grande Talvez''.

E é em ''Culver Creek'' que ele conhece Chip, mais conhecido como Coronel, seu colega de quarto, transgressor e rebelde, ele o apresenta aquele novo universo e a sua melhor amiga, Alasca, por quem Miles se apaixona imediatamente.

O garoto acaba ganhando o apelido de ''Pudge'' e descobre um mundo novo, de bebidas, cigarros e sexo, um mundo onde respeitar as normas não costuma ser prioridade. Entre os alunos só existe uma regra, nunca dedure. Apesar de Alasca deixar bem claro desde o começo que ama seu namorado, ela e Miles vão construindo uma forte relação. Ela é uma garota diferente, uma garota de extremos. Na maior parte do tempo parece estar sempre animada demais, atrevida demais, sensual demais, extrovertida demais. Mas também é misteriosa, autodestrutiva, solitária, como se estivesse sempre fugindo de algo, sempre imprevisível.


Alasca divide com Miles suas últimas palavras preferidas, pertencentes à Simon Bolívar, ''Como sairei deste labirinto?''. E enquanto ela está tentando descobrir afinal, o que é esse labirinto e como se sai dele, Miles está em busca de seu “Grande Talvez.” E as rotas que eles traçarão para chegarem às respostas os levarão para caminhos surpreendentes e perigosos, onde um grande acontecimento mudará suas vidas para sempre. Não a toa, o livro é dividido em duas contagens regressivas, uma antes e outra depois.


O que a primeira vista pode parecer uma premissa clichê e simplista ganha uma dimensão incrível nas mãos do gênio que é o John Green. Os personagens, sempre tão diferentes dos adolescentes que encontramos na maioria dos livros e filmes, aqui não são subestimados, mas inteligentes, instigantes e reais. Uma narrativa forte, a mil por hora, que tenta acompanhar a vida de jovens que estão tentando sobreviver ao colégio enquanto tentam descobrir o grande mistério de suas vidas, entre batatas fritas do Mc Donald’s e vodka com leite.


Não tente achar ''A Culpa é das Estrelas'' dentro desse livro, são premissas diferentes e eles se propõem a objetivos diferentes, mas os dois são incríveis, cada um do seu jeito.  ''Quem é Você, Alasca?'' te deixará inquieto, com o coração na mão, com um frio na barriga e lágrimas nos olhos, o livro é eletrizante, angustiante e inesquecível, como a própria Alasca Young.



2 comentários:

  1. Isso é uma resenha. Eu fiquei com vontade de ler o livro, apesar de já ter lido. Ótimo.
    E por que em "O Autor" ainda tem só a foto do Vitor? Prepotência imensa! Os outros autores também merecem, meu caro!
    A Analista

    ResponderExcluir
  2. Os perfis foram adicionados e o blog foi atualizado!

    ResponderExcluir