19.10.13

O Circo da Noite - Resenhando #6


Olá meus leitores fantásticos, aqui quem vos fala é sua nova colunista, Cora. Eu estarei com vocês em jornadas fantásticas no maravilhoso mundo da literatura, trazendo para vocês críticas escritas com todo o amor e carinho que sinto pela leitura. Aconselho você a apertar os cintos, estamos entrando agora no mágico mundo do Circo da Noite.




Livro: O Circo da Noite
Tradução: Claudio Carina,
Intrínseca
Páginas: 368 páginas
Preço: 34,90 reais na versão impressa e 19,90 reais na versão e-book
Livro de estreia da artista multimídia americana Erin Morgenstern.


Sinopse:

Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

"O circo chega sem ser anunciado.
Simplesmente está lá, quando ontem não estava.
Um cartaz diz: “Abre ao cair da noite. Fecha ao amanhecer.”
Entre nas tendas.
Passeie por um exuberante Jardim de Gelo.
Assista maravilhada enquanto a contorcionista tatuada
dobra-se até caber numa caixa de vidro.
E prepare-se para descobrir a magia que surge nas pontas dos dedos
de duas pessoas que se amam e cuja paixão proibida ameaça consumi-los."




Resenha:

Bem-vindo a Le Cirque des Rêves.

                “O Circo dos Sonhos” é a resposta. A garotinha sorri, encantada.
                Os portões de ferro estremecem e se destrancam, como que por vontade própria. Abrem-se para fora, convidando a multidão a adentrar.
                Agora o circo está aberto.
                Agora você pode entrar."


Um livro mergulhada em uma atmosfera de dor, magia, mistério, confusão e escuridão. Nosso circo dos sonhos esconde os mistérios mais sombrios e os milagres mais inimagináveis. Você pode fechar os olhos e caminhar entre as tendas encantadas. Árvores de Desejos, Jardins de Gelo, uma fogueira que nunca se apaga, e maravilhosas paisagens sem cor nos introduzem nessa fantástica história . O circo viaja em um trem mágico, e dá mesma forma que chega, ele se vai, sem aviso.
O circo da noite é, sem sombra de dúvida, um dos livros mais curiosos para se ter na estante. 
Uma história profunda, em um ambiente mágico e com personagens cheios de conflitos e poderosos dons. Nossos protagonistas são Celia e Marco, escolhidos ainda crianças para participarem de um desafio cruel para provar quem é o melhor.
Marco é calmo, atraente e muito inteligente. Ele foi escolhido pelo homem de terno cinza ainda muito pequeno, e tornou-se muito bom criando ilusões. Não se vê um personagem frio, embora fosse o que esperássemos dele. Marco surpreende por ser elegante, discreto e transmitir conforto e segurança a sua intensa oponente. 
Celia é filha de Hector, o mágico conhecido por seus feitos incríveis. Ela é uma mulher de temperamento forte e de habilidades natas, que recebeu um cruel treinamento do seu próprio pai para vencer um jogo que ela não escolheu participar. Celia nasceu com habilidades naturais para controle da “magia” e por isso tende a quebrar as coisas quando perde o controle, mas Marco é o único que consegue “controlar” isso, concordemos, é bem fofo.
Os dois são complementos um do outro. Não de uma forma perfeita e irritante, mas natural, com seus defeitos, qualidades e suas dúvidas. No final do livro Alexander, o homem de terno cinza, fala exatamente sobre isso, a escolha foi de alguém complementar a Celia, o problema é que era perfeito demais. 
No decorrer da história pode-se notar que nenhum dos dois quer realmente vencer o jogo. Esse é um ponto positivo, ambos estão preocupados com o que acontecerá com aquele que ganhar e com quem perder, preocupados com os sentimentos que surgem aos poucos e os conflitos dentro do circo, mas a necessidade de vencer não é sentida com tanta intensidade, vencer é deixado em segundo plano, talvez nem isso.  Você sente que eles crescem com o passar da história, que sofrem por saber que não podem ficar juntos e que o final pode não ser o que esperavam. Quando descobrimos as regras do jogo, dá uma dor enorme no peito. 
O amor entre Celia e Marco encontra-se em um labirinto sem saída. Celia sabe disso e toma uma decisão muito importante. Esse é um dos motivos que fazem acreditar que ela seja a personagem mais forte de todo o livro, e não só em relação a habilidades. Ela escolhe sofrer as consequências do jogo e deixar Marco vencer, carregar nas costas o circo e tomar sua decisão sem pestanejar. Ela sabe que é a única forma, sabe que não pode parar o desafio, é tudo ou nada. Porém as coisas não são tão simples e o final se mostra surpreendente.
 É claro que o livro não fala somente dos dois. Conhecemos os gêmeos Poppet e Widget, nascidos no dia em que o circo se apresentou pela primeira vez. E não posso esquecer-me de Isobel, a cartomante apaixonada por Marco, que sofre um bocado por não conseguir odiar Celia e querer protegê-la também. Existe também o jovem Bailey, que tem um papel muito importante para a continuação do circo e para Marco e Celia, e que talvez seja uma das pontas soltas da história, ele está meio fora do contexto, mas enfim, não fui eu quem escreveu. E uma pequena surpresa se mostra no final, a história da contorcionista Tsukiko, uma mulher cheia de segredos que pode mudar o destino dos nossos heróis.
Não sei se gostei ou não de como tudo terminou, mas acho que não haveria outra solução, esse livro sempre ficará entre o amor e o ódio. Embora muitos achem o livro confuso e cheio de informações, eu o admiro por isso. Eu vejo um lugar confuso, mágico e empolgante. Mas dou um aviso, muitos não gostaram e não entenderam o conteúdo. Acho que falta um pouco de bom senso nesse povo, se eu que sou lenta achei-o fácil, qual o problema? Enfim, por isso que dizem que gosto é que nem cú. Não vou contar o final. Sinto muito, mas para terminar eu gostaria de dizer que O Circo da Noite é surpreendente e maravilhosamente viciante. Recomendado a todos os apaixonados por magia e claro, pelos aficionados pelos mistérios do mundo do circo.


                "Ao se afastar de Le Cirque des Rêves no inicio do alvorecer, você percebe que se sente mais acordado nos domínios do circo.
                Não sabe mais bem ao certo que lado da cerca está o sonho."

O circo chega sem aviso.

É isso aê. Um beijão no coração e até a próxima resenha.

Cora.

3 comentários:

  1. Adorei seu jeito de escrever Cora, parece quase parte do livro!

    ResponderExcluir
  2. Valeeeeeeeeeu ><
    Pois é, minha professora, que também é minha revisora, me disse a mesma coisa. Minha escrita puxa muito pra escrita literária. Mas que bom que gostou. Prometo surpreender no próximo domingo, só não sei se é de forma negativa ou positiva. O negócio promete pegar fogo '0'

    ResponderExcluir
  3. Queria muito ler esse livro, em breve pode ser que eu venha a adquiri-lo. Parece uma leitura muito interessante :D E misteriosa!!

    Beijos

    www.livrosenerdices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir