7.11.13

O mundo de Sofia - Indicação da semana #1




Título:  O mundo de Sofia
Título original:  Sofies Verven
Editora:  Companhia das letras
Autor:  Jostein Gaarder
Tradução:  João Azenha Jr.
Gênero:  Literatura norueguesa – Romance
Páginas:  560
Acabamento: Brochura





“Só quando sentiu intensamente que um dia desapareceria é que pôde entender exatamente o quanto a vida era infinitamente valiosa. E quanto maior e mais clara era uma face da moeda, tanto maior e mais clara se tornava a outra”.
Jostein Gaarder, em O Mundo de Sofia

Sinopse

Às vésperas do seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Moller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.
O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países onde foi lançado. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que torna um rumo surpreendente.

Resenha crítica

Este romance aborda a Filosofia de forma clara e compreensível, fazendo com que o leitor mergulhe no mundo filosófico, desde o surgimento até a contemporaneidade; conhecendo questões míticas, naturais, intelectuais e psicológicas. O autor nos mostra de forma genial as leis naturais da Filosofia junto à realidade concreta, e nos faz refletir sobre questões importantes do cotidiano que muitas vezes rotulamos como desnecessárias. Jostein Gaarder também nos convida a vivenciar o cotidiano de Sofia e Hilde, que vão se transformando no decorrer da história, misturando realidade e fantasia. O livro é um prato cheio para quem gosta de Filosofia ou até mesmo para quem não conhece o assunto e deseja conhece-lo, pois o romance possui uma abordagem direta, eu particularmente me fascinei por Filosofia o que me fez comprar outros livros sobre o tema, que serão assuntos de outras resenhas. 


Sobre o autor


Jostein Gaarder nasceu em 1952, na Noruega. Estudou filosofia, teologia e literatura, e foi professor durante dez anos. Estreou como escritor em 1986, tornando-se logo um dos autores de maior destaque em seu país. A partir de 1991, ganhou projeção internacional com O Mundo de Sofia, já traduzido para 42 línguas. Mora em Oslo, com a mulher e dois filhos.

Fonte: Companhia das letras

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário