3.11.13

Meu pé de laranja lima - Resenhando #14

Informações

Título: Meu pé de laranja lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
Ano: 1968
Nota: ***** (5/5)
Status: Lido em Fevereiro
Eu peguei ele na: Biblioteca Municipal
Onde comprar?

Sinopse...

Retrata a história de um menino de seis anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades, pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís.
Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas, novas palavras, palavras difíceis... que o seu tio lhe ensinava. Contudo, passava a vida a fazer traquinices pela rua, a pregar partidas aos outros e muitas vezes acabava por ser castigado e repreendido pelos pais ou pelos irmãos, que passavam a vida a dizer que era um mau menino, sempre a fazer maldades. Todos estes fatores e o fato de não passar muito tempo com a mãe, visto que esta trabalhava muito, faziam com que Zezé, muitas vezes, não encontrasse na família o carinho e a ternura que qualquer criança precisa.
Ao mudarem de casa, Zezé encontra no quintal da sua nova moradia um pequeno pé de laranja lima, inicialmente a idéia de ter uma árvore tão pequena não lhe agrada muito, mas à medida que este vai convivendo com a pequena árvore e ao desabafar com esta, repara que ela fala e que é capaz de conversar consigo, tornando-se assim o seu grande amigo e confidente, aquele que lhe dava todo o carinho que Zezé não recebia em casa da sua família.
Ao longo da história vão acontecendo vários episódios na vida deste menino, uns mais alegres, outros mais tristes, que nos transmitem uma grande lição de vida e do modo como agir perante diversas situações, pois apesar de ter apenas cinco anos, Zezé já tinha atitudes que qualquer criança comum nunca teria, fazendo-nos então pensar um pouco à cerca de nós mesmos e das nossas atitudes perante determinadas situações.

Sobre o autor...

José Mauro de Vasconcelos foi uma criança pobre que foi criado pelos seus tios, em Natal. Ingressou na faculdade de medicina mas abandonou no segundo ano, retornando ao Rio de Janeiro em busca de melhores oportunidades. Seu livro de estreia, foi publicado em 1942, quando, finalmente, estava se tornando um homem maduro.

Opinião da Lary

Sou totalmente suspeita para falar desse livro. Eu amo essa história e, a cada releitura, ele mexe ainda mais comigo. A história de Zezé me emociona e me leva para dentro da casa desse garotinho pobre que tem dois grandes amigos muito especiais. Até hoje, não consegui deixar de chorar lendo esse relato maravilhoso. José Mauro de Vasconcelos diz ser um retrato de sua própria infância. Então, José Mauro tem a história de vida mais emocionante que qualquer outra criança poderia vivenciar.
Desafio você a conhecer Zezé, o rei Luis, Portuga, Minguinho e todos os outros personagens e não se apaixonar por eles, não se envolver na história. Até hoje não li O Pequeno Príncipemas creio que nenhum livro sobre crianças vai superar a leitura de Meu pé de laranja lima. É um livro que recomendo a todos, especialmente a pessoas que querem uma leitura leve, emocionante, apaixonante e que você vai querer ler e reler por toda sua vida.

E ai? Mais alguém já leu essa obra de arte perfeita? Se já leu, qual foi sua opinião sobre o livro? Não leu? Tem vontade de ler? Deixe sua opinião aqui, ela é muito importante para mim. Beijo grande. Com carinho, Lary Zorzenone

2 comentários:

  1. Deu até vontade de Ler agora ><

    ResponderExcluir
  2. Oi Anôni. Eu já perdi a conta de quantas vezes eu li esse livro. É fantástico!
    Beijos

    ResponderExcluir