12.11.13

Once Upon A Time - Seriando à toa #3

Desta vez vou resenhar sobre a série que mais me encanta, Once Upon A Time. E para contextualizá-los, vou começar com a seguinte citação: 

“E os contos de fadas, se baseiam em quê? Imaginação? E de onde vem? Tem que vir de algum lugar.”




“Era uma vez… Uma floresta onde viviam todos os personagens de contos de fadas que nós conhecemos. Ou achamos que conhecemos. Um dia eles se viram presos em um lugar onde todos os seus finais felizes foram roubados. O nosso mundo.”

E assim se inicia o primeiro episódio de Once Upon A Time, a série que gira em torno da história da Branca de Neve (Ginnifer Goodwin, de "Ele Não Está Tão A Fim de Você") e seu Príncipe Encantado (Josh Dallas), que foram separados depois de uma maldição lançada pela Rainha Má (Lana Parrilla, de “Miami Medical”. Aliás, ela arrasa!).
A maldição prendeu todos os personagens dos contos de fadas no mundo real, na pequena cidade de Storybrooke, e eles nem imaginam quem são. A única esperança que lhes resta é a filha da Branca de Neve e do Príncipe Encantado, Emma Swan (Jennifer Morrison, de "House" e "How I Met Your Mother"), que antes de a maldição ser lançada foi enviada ao nosso mundo, e predestinada, voltará com 28 anos para salvar a todos. 


Particularmente, amo contos de fadas e comecei a assistir a série justamente por isso. Mas Once Upon A Time vai ainda mais longe: tudo isso acontece no mundo real. Imagine: andar pela rua e de repente esbarrar em uma pessoa, e sem sabermos, ela é a Branca de Neve que está presa em nosso mundo e nem faz ideia disso!
O diferencial desta série e o que a torna ainda mais cativante é a mistura de acontecimentos entre o mundo da fantasia e o mundo real. A maneira como eles conflitam os dois lados (o "real" e o " fictício"), é demasiadamente envolvente. Cenas do passado e do presente sempre se intercalam, e conforme os episódios vão passando descobrimos que nada é por acaso e tudo tem uma explicação. Quando menos esperamos somos arrebatados por um esclarecimento que nunca teríamos imaginado. Outro diferencial é o “final feliz” que se torna mais difícil de ser alcançado, acrescentando um tom realista à trama, mas ainda mantendo o encanto dos contos de fada.  
 “Acreditar ao menos na possibilidade de um final feliz é uma coisa muito poderosa.”

Os criadores (os mesmos roteiristas de Lost, Adam Horowitz e Edward Kitsis) da série não tem medo de explorar, de um jeito único e original, as histórias que conhecemos desde pequenos. Em cada episódio, novos personagens nos são apresentado, e descobrimos que não são apenas os velhos estereótipos das antigas histórias. A sensação de que tudo é real, e que vivemos em um mundo cercados por personagens de contos de fadas é constante. Nesta série, aprendemos até a compreender os vilões (no meu caso, até a amá-los). 


Quando o passado deles é revelado, entendemos o porquê de serem o que são. E até a visão de “bem” e “mal” que possuímos é quebrada já que todos nós (até os personagens de contos de fadas), movidos por nossas emoções, temos um pouco de cada lado.
O que me encanta muito também, são as mensagens que cada episódio deixa. Mensagens de amor e de esperança, de superação e perdão, de aceitação e de fé. 
"Todos querem uma solução mágica para tudo, mas todos se recusam a acreditar na magia."

Once Upon A Time conta com 22 episódios por temporada com 45 minutos de duração, e atualmente está em sua terceira temporada. Apesar de não atrapalhar em nada, o único defeito da série são os terríveis efeitos especiais, que reduzem a qualidade da produção. 
Enfim, todos deveriam assistir a esta série, afinal continuamos querendo saber o que aconteceu depois do “fim”. E além do mais, por mais que haja dificuldades em alcançá-lo, no fundo ainda desejamos nosso “final feliz”.

As histórias que conhecemos contadas de um jeito diferente. Os personagens que conhecemos em uma nova perspectiva. Uma transcendência da realidade que nos transporta a um estado de êxtase.

E você que já assiste a série, qual o seu personagem preferido?



15 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por essa série! s2
    No momento estou caida de amores pelo Gancho! s2
    Eu quero tanto que ele fique com a Emma! Nossa ele merece um amor verdadeiro! (euloucaaqui!!) ahahahha
    Adorei o Post! Bjus
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou apaixonada por essa série! Como não cair de amores pelo Hook?! Mas não sei se quero que ele fique com a Emma. Que existe uma química entre eles é algo inegável. Porém, apesar de muitos não concordarem alegando que não há química entre eles, gosto tanto da Emma com o Neal. O fato de ele ter sido o primeiro amor verdadeiro dela, de terem se reencontrado... Não sei ao certo. Mas também acho que o Hook merece um amor verdadeiro, como a Milah.
      Obrigada pelo comentário, Paula! bjs

      Excluir
  2. Hook! *----*
    Meu favorito no momento, tenho uma quedinha por piratas <3
    Também curto muito a Belle!

    Seguiindo!
    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hook tão lindo! Piratas são irresistíveis, não? E o fato de ator ser irlandês me encanta ainda mais.
      Belle linda! "A Bela e a Fera" sempre foi o meu conto de fadas preferido...
      Obrigada pelo comentário, Niina!

      Excluir
  3. Ain deos eu tinha feito um mega comentário, mas antes de enviar cliquei no banner do facebook achando que abriria em nova guia! kkkkkkkkk

    Bom, eu assisti o primeiro ep da série mas parei, não porque não gostei e sim porque sou mega preguiçosa com seriados e já estava me enrolando com umas quatro séries na época e mais os livros então ficava complicado, mas pretendo voltar a assistir ainda mais depois que fiquei sabendo de uma novidades a respeito das novas temporadas como Marilyn Manson dublando um personagem e Alice in Wonderland rolando a solta, bom eu espero que eu consiga me organizar parra assistir em breve.

    Adorei o Layout do blog e estou seguindo para poder voltar sempre aqui e comentar!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso já aconteceu comigo, fazer um comentário enorme, clicar em lugar errado e perde-lo, é horrível. Mas que bom que comentou de novo!
      Não ter tempo é algo que dificulta muito, sempre me enrolo e acabo acumulando vários episódios... Mas volte mesmo a assistir, Andy! E sim, o Marilyn Manson fará uma participação. Ele dublará a Sombra, personagem da história do Peter Pan.
      Assisti "Alice in Wonderland" e não gostei muito, não me cativou. Mas vai que você goste...
      Vou torcer para que você consiga se organizar e colocar em dia as séries que assiste. Obrigada pelo comentário, Andy! E isso, volte sempre para comentar.

      Excluir
  4. Eu amo essa serie. O diferencial pra mim está nos vilões que são mais do que encantadores. Amo o Rump.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo essa série, Sil! Realmente, os vilões são mais do que encantadores. Amo o Rump. também, "All magic comes with a price".
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  5. Ai gente eu tmbm tenho problemas amorosos com os ''Vilões''...Fala sério...To com o coração na mão pelo Gancho, a Emma tem que gostar dele, pelo menos um pouquinho!! E O Rump. ele ia salvar o Henry e se matar no processo e o que o filho dele vez? Virou as costas para ele! Aff...
    Também adoro a Bella! s2
    Bjus
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os vilões são apaixonantes! A Emma é difícil, teremos que aguardar o desenrolar dessa história... A cena em que o Neal abandona o Rump. me deixou toda triste. Compreendo os dois lados, o do pai que almeja o amor do filho, e o filho que não consegue mais confiar no pai que o decepcionou tanto.
      Bella linda!
      Obrigada pelos comentários, Paula! Adorei seu blog... bjss

      Excluir
    2. Obrigada Flor!
      Até gosto do Neal, mas o Gancho ganhou meu coração!
      Viu o ultimo episódio???
      Muito Bom!!!!! E tem a Bella!!! s2
      Bjus

      Excluir
  6. Olá!!!, Deus te abençoe boa noite,amiga seriado maravilhoso sucesso amiga.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! É uma série maravilhosa mesmo...
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Maravilhoso!
    obs: Comentários de uma mulher de 40 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pelo comentário já sei quem é... Obrigada!
      Bjs da sua amiga Ana, hahaha.

      Excluir